FAQ PARAQUEDISMO
faq paraquedismo  •  faq saltos  •  faq paraquedas




SALTAR EM PARAQUEDAS É PERIGOSO? Actualmente já não é! Com a evolução do equipamento, dos métodos de instrução e com o cumprimento das regras próprias estabelecidas, hoje o paraquedismo tornou-se num desporto acessível e com um elevado nível de segurança.

QUALQUER PESSOA PODE SALTAR? Quase! Como já não é uma actividade muito exigente em termos físicos, qualquer pessoa num estado físico razoável a pode praticar. Muitos saltadores possuem uma idade já avançada - 60/65 anos.

SENTE-SE MUITO MEDO A SALTAR? Assim, assim! O medo é um factor importante a ter em conta. Varia muito de pessoa para pessoa, diminui à medida que a instrução progride, que se salta com mais frequência e que o número de saltos aumenta.

QUAL É O TIPO DO EQUIPAMENTO? Carregamos diverso equipamento de protecção, um conjunto com dois paraquedas - um principal outro de reserva - e vários instrumentos também. Este equipamento é apropriado para alunos e difere portanto em algumas características do que é utilizado pelos saltadores mais experientes.

NECESSITO  DE COMPRAR  UM EQUIPAMENTO? Não! Visto que os alunos têm de utilizar equipamento apropriado para os seus saltos, não é lógico adquirir equipamento tão caro para ser utilizado em tão poucas. Para os saltos de instrução, todo o equipamento é disponibilizado pela Escola.

TENHO QUE APRENDER A DOBRAR? Não! A dobragem dos paraquedas utilizados nos saltos de instrução é efectuada por dobradores da Escola. Não faz sentido perder tempo a ensinar os alunos a dobrar quando têm coisas mais importantes a aprender nesta sua fase inicial.

QUANTO TEMPO DURA O CURSO? As aulas teóricas demoram um fim de semana completo. Para se efectuarem os quatro saltos do curso geralmente é necessário mais um ou dois fins de semana, em função das condições meteorológicas.

COM QUE TEMPO SE PODE SALTAR? São precisas condições meteorológicas favoráveis para se poder saltar: tecto das nuvens acima dos mil metros, ausência de chuva, boa visibilidade, assim como o vento não deve ultrapassar os 15/20 Kmh para os primeiros saltos.

A QUE VELOCIDADE VOA O AVIÃO À SAÍDA? Para facilitar a saída, a velocidade do avião é reduzida para os 120/140 Km/h. Isto permite que os alunos alinhem com mais facilidade para sair.

QUANTO TEMPO SE CAI ATÉ O PARAQUEDAS FICAR ABERTO? Nos saltos de abertura automática, o tempo de queda até o paraquedas ficar completamente aberto varia entre os 3/4 segundos, o que corresponde a uma perda de altitude de cerca de 50 metros.

O CHOQUE DE ABERTURA É MUITO VIOLENTO? O choque de abertura é relativamente suave. No momento da abertura, a posição de corpo e o tipo de dobragem influenciam bastante a velocidade com que o paraquedas abre.

E  SE  O  PARAQUEDAS PRINCIPAL  NÃO  ABRE? É uma situação que raramente ocorre, mas para a qual temos de estar preparados em cada salto. O procedimento apropriado, geralmente, consiste em libertármo-nos do paraquedas principal e abrirmos o paraquedas de reserva.  A simplicidade de funcionamento do equipamento torna este procedimento muito fácil de executar.

EXISTE ALGUM DISPARADOR DE ABERTURA AUTOMÁTICA? Sim! Para maior segurança dos alunos, todos os paraquedas de instrução possuem instalado um aparelho que, em determinadas condições, faz abrir o paraquedas de reserva automáticamente.

É FÁCIL SENTIRMO-NOS DESORIENTADOS NO AR? Não! Durante a instrução, é mostrada uma fotografia aérea do Aeródromo com a zona de aterragem. Em função da direcção e da intensidade do vento é ensinada uma trajectória de descida progressiva, acompanhada de referências no solo fáceis de seguir até à zona de aterragem.

O PARAQUEDAS CONTROLA-SE COM FACILIDADE? Sim! Os paraquedas actuais possuem uma grande razão de planeio e capacidade de manobra. Através de dois manobradores levados em cada uma das mãos, podemos facilmente acelerar, travar e voltar para ambos os lados.

ATERRA-SE COM MUITA FORÇA? Não! Nos últimos metros de descida toda a energia que o paraquedas traz é convertida em velocidade horizontal através dum travamento apropriado. Com uma pequena corrida a aterragem torna-se relativamente suave.

QUAL É A SENSAÇÃO QUE SE SENTE? É espectacular! É uma sensação muito intensa e difícil de exprimir por palavras. Provavelmente não é sentida da mesma maneira por todos que experimentam saltar em paraquedas. É uma experiência que nos marca para sempre

SALTOS EXTRAS - COMO OS POSSO FAZER?  Após ser completado o curso podem fazer-se os saltos que se desejarem, bastando para isso continuar a frequentar a Escola. Mesmo para um saltador pouco experiente, é fácil efectuar 3 a 4 saltos por dia sem se cansar muito.......

E DEPOIS? Para a maioria dos alunos que gostaram desta experiência e que continuam a saltar, normalmente o passo seguinte é o de ingressarem no Curso de Abertura Manual (queda-livre) - que é um curso mais longo, com mais vinte e cinco saltos e que envolve a aprendizagem de muitos mais conhecimentos permitindo no final passa-se a ser um saltador independente, possuidor duma Licença que lhe permite saltar em qualquer centro de paraquedismo.

 


HOME PARACLUBE  | SALTOS TANDEM  | CURSO AUTOMÁTICO CURSO QUEDA LIVRE  | CURSOS  | DEMONSTRAÇÕES  | INSTRUTORES  | FAQ AERÓDROMO